terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Energia Magnética

As primeiras observações de fenómenos magnéticos são muito antigas. A propriedade da magnetite de atrair pedaços de ferro já era conhecida das civilizações chinesas, egípcias e gregas. A palavra “magnetismo” deriva de magnetite, nome dado á pedra-iman originaria de magnésia, na Ásia Maior. (onde é a Turquia actualmente).

Actualmente, os magnetes sã usados em motores, transformadores, aparelhos de som e imagem, leitores magnéticos, etc. Estima-se que em cada lar europeu existasm cerca de 100 magnetes espalhados por vários aparelhos.

- Propriedades
A atracção exercida por um magnete é mais forte junto de uma zona específica, os pólos. Um magnete em forma de barra tem um pólo norte e outro sul. Se se rodar livremente um iman, em torno do centro, este tende a alinhar-se com a direcção N-S nesse local.
Pólos do mesmo tipo repelem-se e polos de tipos diferentes atraem-se.
No entanto, e ao contrário das cargas eléctricas, nunca se observou um pólo magnético isolado (ao cortarmos um iman ao meio, ele divide-se em 4 polos.)O campo magnético, tem origem em cargas em movimento (cargas eléctricas).

- Objectivo
Estudo do magnetismo em função das suas aplicações em energias renováveis.
Criação de um protótipo para o estudo do uso da energia electromagnética, aplicada ás energias renováveis.


- Custos
Os custos não são muito elevados, é até um custo razoável comparando com a maioria das outras energias. O mais complicado é a aquisição dos imans, que obviamente são caros devido ao seu tipo ou tamanho, embora o grupo ainda não esteja informado em relação á parte orçamental.

- Pros

-O magnestismo é não poluente
-Tem um custo reduzido comparativamente ás outras energias.
-É intressante pois é uma energia pouco conhecida
-Tem uma vasta gama de aplicações.

- Contras
-Falta de informação/fontes crediveis.
-Divergência de opiniões entre o grupo.

Uma aplicação da Energia Mágnetica:

Um comboio puramente movido a energia electromagnetica, O Maglev.


2 comentários: